terça-feira, 29 de maio de 2007

Drogas

Um assunto polêmico, que se tornou um desafio para a saúde pública e para o governo do País. O fato de seu uso ser ilegal causa o aumento da criminalidade, surgindo novas “profissões”, como o tráfico de drogas.
O traficante cobra caro por sua mercadoria, os usuários que se viciam no produto, chegando a um estado que não conseguem mais dinheiro para o consumo, então começam a afetar a sociedade, marginalizando-se, assaltando pessoas inocentes, apenas para cultivar o próprio vício.
Algumas drogas quando consumidas, dão a sensação prazerosa de estar relaxado, outras deixam as pessoas em estado constante de alegria e agitação, e algumas drogas, colocam em evidência o lado agressivo das pessoas.
As conseqüências posteriores ao uso das drogas podem causar doenças graves, muitas vezes fatais. Além das doenças causadas no próprio usuário, tem a perturbação e os transtornos mentais provocados pelo viciado, em sua família, que quando está a par da situação, e se interessa pelo viciado, luta contra o tempo para conseguir o resgate da pessoa, então o sofrimento aumenta para o viciado.
Em clínicas de recuperação para dependentes químicos, o usuário é internado, para quando sair de lá estar curado dessa doença, e prosseguir sua vida normalmente na sociedade.
Ser usuário não é crime, o crime é vender a droga ou ter uma quantidade acima do permitido para ser considerado usuário. E os motivos para ser usuário são diversos:

problemas pessoais;
influência de amigos, traficantes assim como da sociedade e publicidade de fabricantes de drogas lícitas;
sensação imediata de prazer que produzem;
a facilidade de acesso e obtenção;
desejo ou impressão de que elas podem resolver todos os problemas, ou aliviar as ansiedades;
fuga;
estimular;
acalmar;
ficar acordado ou dormir;
emagrecer ou engordar;
esquecer ou memorizar;
fugir ou enfrentar;
inspirar;
aliviar dores, tensões, angústias, depressões;
agüentar situações difíceis, privações e carências;
encontrar novas sensações, novas satisfações;
força do hábito;

Usar drogas pode parecer legal quando se está no meio dos amigos, em uma
balada, em um show, em um momento de descontração, mas é necessário pensar sempre nas atitudes que serão tomadas e nas conseqüências que elas irão trazer.
O transtorno posterior ao uso, pode ser fatal, e as atitudes podem ser tão inesperadas, que até mesmo o usuário desconhece.

Nenhum comentário: