Roer o lápis, as unhas, ter um frio na barriga, suar excessivamente, são sintomas comuns da ansiedade, que está presente em todas as pessoas. Umas mais evidentes que as outras, mas quando o corpo está se preparando para reagir a uma surpresa, boa ou ruim é inevitável algumas reações.
O problema quando esse nervosismo se transforma num jeito pessimista de ver a vida, ou num medo excessivo de fazer alguma coisa. Caso isso aconteça, é bom ir se consultar, pois a ansiedade pode virar doença.
Em situações como: entrevista de emprego, provas, vestibulares, decisões amorosas, entre outras, o nervosismo e a ansiedade são normais, porém se houver reações que comprometam a saúde, já são sinais de ter virado doença.
A doença se desenvolve por várias razões. Pode ser herança dos pais, personalidade, ou por algum fato que assustou muito, fazendo com que se criasse um certo tipo de trauma.
A ansiedade pode causar doenças como: transtorno de pânico, que são crises agudas de ansiedade; agorafobia, que é o medo de ficar sozinho e enfrentar uma crise de pânico; fobia social, que é o medo de contato com outras pessoas ou de realizar algumas coisas; fobias específicas, que é o medo de algo particular e transtornos obsessivos compulsivos, que são os pensamentos e idéias recorrentes.
Ser uma pessoa ansiosa, pode ser muito mais grave do que se espera, porém, não é porque houve algum tipo de identificação com os sintomas citados, que é necessário procurar tratamento, ficar ansioso é normal, todos ficam. O problema é a ansiedade excessiva, que aí sim, requer um bom tratamento.
terça-feira, 29 de maio de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário