quinta-feira, 14 de junho de 2007

Amigos vem e vão

Daquele jeito simples, uma reunião de trabalho, uma palestra que sentaram juntos, uma nota boa na sala de aula. Assim são iniciadas a maioria das amizades dos jovens. Muitas duram apenas aquele período do trabalho, depois que se esquece sobre a Guerra das Farroupilhas, perde-se o contato com aquele grupo de pessoas. Outras duram mais... um ano letivo. Nas férias, um amigo vai com a família pro interior, outro viaja com a namorada pra praia. Mas tem aqueles...
Tem aqueles que mesmo no meio do mato acham um sinal de celular emcima da goiabeira. Mesmo com o vestibular no Acre manda um link com o resultado da prova. Mesmo com aquele tão sonhado intercâmbio continua mandando cartas.
A fase de transição da escola pra vida (seja ela onde for) é decisiva nas amizades dos adolescentes. É claro que as mudanças são difíceis de aceitar, mas amigo que é amigo entende. Amigo que é amigo continua sabendo a comida preferida do outro, e não esquece o nome do cachorro do seu amigo.
Com a distância, complica um pouquinho mais. E que a amizade verdadeira supere. Supere a falta do ombro pra chorar, supere a falta da companhia para aquele programa de índio, supere a saudade, supere os novos horários, supere o ciúme das outras amizades que estão por vir.
É inevitável a frase "vamos marcar de se ver e relembrar tudo que vivemos". Muitas vezes esse reencontro demora de acontecer. Mesmo que o contato seja mantido - via novas tecnologias - não há como afirmar que a amizade não sofreu nenhum abalo. Porém, quando acontece... segura a emoçao. Sao novidades, casos que nao dá pra contar por e-mail, sao lembranças, projetos, sonhos e mais um plano de reencontros mais frequentes. Que nunca acontecem.
Cada amigo (seja quantos forem) volta pra sua casa, pra mesma vida, como se aquele reencontro fosse um túnel do tempo, como se o tempo tivesse parado pra sentir a gostosa sensação de lembranças em conjunto.
E pensa-se em aproveitar os novos amigos, em nunca mais perder o contato com eles, nunca mais se afastar deles, nunca mais trocar de grupos de amigos. E nunca mais esquecer aqueles amigos da época da escola.

quarta-feira, 6 de junho de 2007

VIDEO: Quando somos jovens!

object width="425" height="350">